Vigiai e Orai

Ponho-me a refletir sobre tudo o que vejo, e que chega ao meu conhecimento,a maneira como a maioria das pessoas  conduz as suas vidas.
Viver é tão fácil, mas  algumas  procuram caminhos que as levam aos vícios, a tantos problemas. Vemos que se procurassem  fazer um esforço  na sua conduta, evitariam  passar por tantos sofrimentos. 

Sabemos que em sucessivas encarnações  temos oportunidades  de evoluirmos. Dificilmente em uma encarnação consegue-se  um equilíbrio  na parte moral  e intelectual. 
A necessidade do estudo é grande, é de máxima importância, mas sempre com a vigilância  diária para que a humildade  esteja sempre lado a lado. Muitas vezes, a cultura leva o ser humano a se sentir vaidoso, prepotente, dando brechas para que se instale um processo obsessivo. 

Quando Deus deu a inteligência  e os meios necessários  para as pessoas se instruírem, se esclarecerem, foi simplesmente  com a finalidade de ajudar, e temos que ter a responsabilidade  de sabermos utilizar  bem o conhecimento que adquirimos, procurando não ferir outros irmãos , menos esclarecidos. 

A parte moral, também não deve ser esquecida. Ela deve ser exercitada  constantemente, através da paciência com os familiares, amigos e todos que fazem parte de um grupo. O orgulho, a vaidade, são vícios morais  que devem ser combatidos  e pouco a pouco serem eliminados, para que as pessoas possam viver em completa harmonia. 

Ouve-se muito falar em amor e paz, porém o que vemos são as pessoas se ferindo, magoando umas as outras, muitas vezes sem motivos, desarmonizando  os ambientes onde se encontram, deixando de aplicar os conhecimentos  que adquiriram  em anos de estudo. 

Já é madrugada, e ainda a refletir em tudo que observo, lembro das palavras  do Mestre querido que nos alerta dizendo: " Vigiai e Orai", e para que todos possamos  ter um maior equílibrio e serenidade, é isso que temos que fazer constantemente. 

            Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006) 











Para se sentir melhor

Comece  seu dia com alegria, agradecendo a Deus por mais um dia de vida que lhe oferece. 
Respire fundo, ao despertar toda a manhã. Faça uma oração  a seu Anjo Guardião para que Ele lhe dê forças sempre, e lhe guarde  de todos os perigos, invejas, e lhe intua como se conduzir  melhor durante aquele dia. 

Levante-se com otimismo, vá até a janela, respire o ar da manhã ,sentindo o leve sopro da brisa e admire a paisagem  que se descortina  ante sua vista. Já prestou atenção como é bela a natureza  a sua volta? Olhe com atenção e medite  um pouco...

A beleza  está nos nossos olhos, Jesus falou certa vez que " temos que ter olhos  de ver". Isso porque, muitas pessoas  têm uma visão maravilhosa, mas não conseguem  enxergar nada bonito a sua volta. Só percebem o que é feio, o que é ruim, e não acham graça em nada. 

"Olhos de ver" quer dizer: Procurarmos sempre nas coisas mais simples, sentir a bondade de Deus para conosco.  Podemos comprovar isso quando pegamos uma flor, aspiramos o seu perfume, e a sensação que sentimos é de alegria interior, tão grande, e nos invade uma enorme paz. Vamos tentar? 
Também quando olhamos o firmamento, seja de dia com o Sol brilhante com seus raios de luz, ou a noite salpicada de estrelas, há algo mais belo? 

Sabemos que nesse planeta Terra, estamos  sempre com irmãozinhos  menos esclarecidos querendo perturbar  nossos pensamentos e levando-nos a pensar  coisas tristes, querendo nos desequilibrar.
Mas, depende de cada um de nós, entrarmos ou não em sintonia com esses irmãos, pois se pensarmos coisas alegres  e boas das pessoas ao nosso redor, só estaremos sintonizados  com amigos espirituais  iluminados, tornando sempre a nossa vida tranquila e serena. 

Depende só de nós, pois temos o livre árbitrio, de escolhermos  caminhos de paz  e serenidade e harmonia, vivenciando  no nosso dia a dia somente coisas belas e boas, se assim o quisermos. 
que Deus ilumine a mente de todos nós e que possamos  refletir na sua Divina Bondade  e Misericórdia. 

Esta mensagem é  integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006)  





Sob a Luz do Evangelho

"Amai-vos  uns aos outros como eu vos amei "  e " Ama ao teu próximo como a ti mesmo."
Esses foram ensinamentos deixados pelo nosso Mestre Jesus, orientando  nossa caminhada  terrena, para que nossas ações  estejam sempre voltadas  para o Amor  e a Caridade.

Caridade sim, meus irmãos, porque a doação de si mesmo para tornar o outro mais feliz, é a maior Caridade  que se pode realizar. 
Procurando ajudar no que for possível e levando ao nosso próximo a atenção, o carinho, a esperança, estaremos fielmente  cumprindo os ensinamentos  deixados pelo Mestre. 

A melhor maneira de sabermos se estamos agindo de modo certo ou não, é sempre nos questionarmos  em todas as ações  que praticamos, perguntando a nós mesmos:
Se fosse comigo, gostaria que outra pessoa me fizesse isso? E a resposta  da nossa consciência,  nos dará a certeza  de estarmos realizando  uma boa ou má ação. 

Atualmente, em face de tanta violência  e desamor ao nosso redor, necessitamos  estar atentos para que a delicadeza, o amor, a serenidade, estejam presentes  em qualquer relacionamento, principalmente dentro de um Grupo Espírita. Dessa maneira , numa  "vibração fraterna" poderemos beneficiar  o maior número de pessoas, possível. 

Para isso temos que buscar  constantemente  a Luz do Evangelho de Jesus, que nos faz tanto bem e nos traz  tanta paz e equilíbrio. Todos nós somos imperfeitos e estamos  na mesma faixa evolutiva. Se com sincera humildade,  reconhecermos isso, já é um grande passo para desculparmos  uns aos outros e tentar procurar a união de todos. 

   Em síntese: Sob a Luz do Evangelho  de Jesus, devemos aprender: 
* A vivencar  o amor dentro de nós para podermos  passá-lo ao nosso próximo.
* Buscar sempre através do esforço contínuo o aperfeiçoamento  interior, que ainda   é  muito  falho, para que no  "amanhã " consigamos  ser o que aspiramos. 

* Perdoar as imperfeições uns dos outros, porque no atual estágio evolutivo, estamos mais ou menos, no mesmo grau de evolução.
* Lembrar sempre que a delicadeza  e as diferenças de opiniões devem ser respeitadas, porque devemos tratar  os amigos e os que estão próximos, da mesma maneira que gostaríamos  que fôssemos  tratados. 

* Devemos  aprender que as críticas  destrutivas, elas desagregam  e nós estamos nessa vida  com a finalidade  de unificar e sermos benevolentes  uns com os outros. 
 * Assim, seguindo essas orientações  deixadas pelo Mestre, estaremos  progredindo, e confiantes  e equilibrados, vamos seguindo em frente, alicerçados  no amor do Cristo. 

* E assim meus irmãos, com equilíbrio, serenidade e paz, e tendo os Ensinamentos do Evangelho  para direcionar  o nosso caminho, devemos continuar  trabalhando com amor,  sob o olhar benevolente  de JESUS. 

Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006)  








SOLIDARIEDADE

Causa-me  tristeza, coração apertado, quando vejo
Criança nos Sinais de Trânsito, pedindo auxílio,
Roupinha  suja, pés descalços, olhinhos  tristes
Demonstram  o medo, o desejo, a fome,  o vazio. 

E a dúvida que me vem à mente é cruel, reflexiva: 
Deverei  ajudar essa criança que pede esmola,
A continuar nesse ciclo de miséria, sem futuro
Sem jamais ter esperança de um dia ir à escola...

Ou talvez deva culpar o Governo  por se omitir
Por pouco realizar, no tanto que deveria fazer,
Em favor da infância e da juventude tão carente 
Que um mundo melhor desejam, e querem crer. 

Volto a mim mesmo, na reflexão que questiono:
E tua  Solidariedade como vai indo? Que fazes? 
Esqueceste que tens uma parcela de responsabilidade 
Que fazes parte desse mundo, dessas desigualdades? 

Põe-te em ação a trabalhar nessa justa causa 
De algo fazer para melhorar a situação,
Ficar observando,comentando, nada resolve 
Criar projetos e realizá-los, é a melhor solução. 

Esta poesia é integrante do  Livro    ALUMIAR  ( 2010)












AMIGO

O amigo verdadeiro é aquela pessoa que procuramos sempre, quando estamos com algum problema  ou mesmo somente para desabafar  sobre nossa vida, ou para falar " abobrinhas". 
É  aquele  que nos sentimos  bem em está na sua presença, porque sabemos que ele tem a paciência de nos ouvir, confortar  e às vezes nos orientar  sobre como devemos conduzir toda a situação  que estamos vivenciando.

Amigo, é aquele que sabe dos nossos defeitos  e nos ama mesmo assim. O amigo reconhece nossas qualidades, mas discretamente  não fica a elogiá-las a todo momento, para que a vaidade , inerente ao ser humano, não as destrua. 
Amigo verdadeiro é aquele que nos dá força nos momentos mais difíceis, quando tudo nos parece sem saida, ele vem e estende suas mãos, reerguendo-nos. 
Outra grande qualidade do amigo é ser discreto, ele sabe guardar nossos segredos, nossos desabafos, e não passa adiante nada do que foi falado. 

Por  tudo isso temos que sempre nas nossas orações lembrarmos  do nosso amigo, para que Deus o ilumine  e lhe dê sempre mais força, paciência, e alegrias. 
E peçamos a Deus que, a exemplo do nosso amigo, que sejamos amigo de alguém, que não passemos por esse planeta Terra, egoisticamente  sem procurarmos fazer amizade  com ninguém, pois a verdade é: É uma benção ter um amigo". 

Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens  Elucidativas ( 2006)










Oh! DEUS

Fico a pensar e uma luz a buscar...
Quando vejo crianças e velhos pelas ruas, sujos, famintos, friorentos, sem teto, com um olhar perdido sem esperança no dia de amanhã, que vem surgindo...
Fico a pensar e uma luz a buscar...
Quando vejo os irmãos  discriminarem  outros irmãos  pela cor da pele, por serem brancos, pretos ou amarelos, isso me trás uma dor profunda. 

Fico a pensar e  uma luz a buscar...
Quando vejo a indiferença  e o egoismo persistir  nos corações  de alguns irmãos, eu me pergunto: O que posso fazer para infiltrar  o amor e vê-los  dar as mãos? 

Fico a pensar e uma luz a buscar...
A resposta intuitivamnte me vem. Luta para  mudares a situação, com as armas do amor, da bondade, todos chegarão um dia à Compreensão.

Ficar na  inércia  nada resolve. Luta através da ajuda  ao irmão carente, luta através da divulgação, luta para tomarem conhecimento de Deus, assim estarás dando tua cooperação. 

Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens  Elucidativas ( 2006) 

Por que esse desânimo ?

Quando  estiveres sem ânimo, depressiva diante dos problemas que surgem no teu dia a dia, procura não desanimar,  minha amiga.
A vida é repleta de momentos alegres e tristes e nos momentos  que passamos  por dificuldades devemos lembrar que são fases e que logo após esses  momentos difíceis, outros momentos surgirão de alegria, de contentamento, trazendo paz  para nossos corações e nossas mentes. 
Quem de nós não tem problemas  nessa vida? Na minha experiência  de vida nunca encontrei uma pessoa que vivesse sem ter problemas, quando não eram seus, eram de amigos ou de familiares que preocupavam do mesmo jeito. 

O que devemos é  nos esforçar sempre para sabermos  conviver com os problemas existentes, procurar nos adaptarmos as situações que surgem e assim conseguirmos  viver num relativo equilíbrio  e serenidade. 
Temos também que olhar o lado bom das pessoas e das coisas ao nosso redor, não devemos ver só o  lado ruim  de tudo. Há pessoas que vivem constantemente  reclamando  da vida  e  isso faz  com que alimentem  toda aquela situação através do próprio pensamento  que elas irradiam.

Ao acordar pela manhã, olhe o céu azul, o Sol irradiando calor e energia. Olhe as árvores, olhe o Mar e tudo  que nos rodeia. Veja os amigos que temos, que são uma força  em nossa vida, aproxime-se deles, não se afaste com desculpas  que ninguém  gosta de você. No momento que você gostar realmente do próximo, ele vai lhe corresponder com igual intensidade.  
Nós plantamos o que colhemos, à medida  que você se doar em amor  e carinho pelas pessoas, familiares e amigos, você receberá a resposta da mesma maneira. 

Pensamentos bons, atitudes coerentes, amizade fraterna de coração puro, procurando ajudar de alguma maneira seu próximo, e as boas ações retornarão em benções  do Alto, através da paz interior,da serenidade e principalmente  da felicidade  que sentimos  por procurarmos  exercitar o amor dentro de nós.
A energia vibrará em nossos corações, auxiliando a todos que se aproximarem  de nós, quando realmente  desejamos a felicidade de outras pessoas. 
Pense em tudo que lhe falei e se sentirá mais tranquila e confiante. 

Esta mensagem é integrante do Livro  Mensagens  Elucidativas ( 2006) 









Os Espíritos

Os Espíritos são seres inteligentes criados por Deus e constituem o mundo invísivel.
Deus na sua infinita bondade dá oportunidade igual a todos os seus filhos, pois todos têm a caminhada  evolutiva de acordo com o seu livre arbítrio, mas chegando todos eles a alcançar a mais alta espiritualidade.

Todo aquele espírito que não procurar se melhorar interiormente numa encarnação voltará na próxima, para reparar todas as faltas cometidas e aos poucos, gradativamente, irá se elevando.
O Espírito não retrograda, permanecendo, às vezes, por seu livre arbítrio, estacionário. 

Deus para nos ajudar, diante de tantas imperfeições que temos, deu-nos desde o momento da reencarnação, o nosso  Anjo Guardião. É ele que nos orienta, nos dá bons conselhos, e sempre nos mostra o caminho a seguir.  Porém, às vezes,  estamos tão envolvidos com os problemas mundanos  que não  escutamos sua voz aos nossos ouvidos, nem as intuições  que  Ele nos passa.  

Portanto depende de nós querer seguir o bem ou o mal. A responsabilidade  das faltas cometidas é só nossa, mesmo quando não a cometemos, mais induzimos  o outro a fazê-lo. 
O Espírito muito apegado às coisas materiais sentirá  uma dificuldade  muito grande para o desprendimento  na hora  de sua passagem  para o mundo  dos Espíritos. Caso contrário acontece, com os Espíritos esclarecidos, que já se acham identificados  com a vida espiritual, sendo a passagem  rápida e tranquila. 

Esta mensagem é integrante do Livro  Mensagens Elucidativas ( 2006)