Existem várias fontes sobre a história do Carnaval, mas as informações podem ser sintetizadas da seguinte forma:
A origem do Carnaval vem de manifestações populares anteriores ao nascimento de Cristo. As primeiras celebrações conhecidas foram em homenagem à deusa Isis no Egito Antigo, há quase 6.000 anos.
Na Grécia Antiga também havia os rituais de homenagem ao deus Dionisius, com celebrações acrescidas de bebida e danças sensuais.
Os Romanos também festejavam seus deuses entre os meses de Novembro e Dezembro. As festas para Baco, Saturno e Pã, promoviam uma quebra de hierarquia com populares e a elite misturados nas comemorações.
Em 590 d.C. Gregório I, o Grande, regulamentou as datas do Carnaval.
No início da Era Cristã, na medida que a Igreja Católica se solidificava , começaram a surgir os primeiros sinais de censura a esses festejos. A igreja determinava que estes só deveriam ser realizados antes da Quaresma.
Nos séculos XV e XVI, a festa chegou a Portugal, recebendo o nome de Entrudo, isto é, introdução a Quaresma. O evento tinha uma característica essencialmente gastronômica , mas com o passar dos anos os festejos foram se tornando violentos.
Foi esse Entrudo que aportou no Brasil em 1723,introduzido pelos portugueses. Com o passar dos anos foi evoluindo e já no século XIX o Brasil começava a ter festas mais próximas do Carnaval como o conhecemos hoje.
Como podemos ver o Carnaval tem suas origens em festas onde tudo era permitido, um período no ano em que a liberdade era total. E esse sentido continua a vigorar até hoje. Atualmente o que observamos durante o Carnaval é que a maioria das pessoas se excede nas bebidas , nas drogas.
Há pessoas que aproveitam esses dias festivos, para dar vazão aos seus instintos e vícios. Dessa maneira, geralmente deixam de ter seu costumeiro comportamento, tomando diferentes atitudes. A sensualidade e os excessos, já se tornaram caracteristicas dessa festividade.
É também uma época em que devemos estar atentos para possiveis influências espirituais dos desencarnados, que influenciam, muitas vezes, na ingestão de bebidas alcoólicas, drogas e na luxúria.
Dessa forma, é necessário que as pessoas entendam que tudo que se faz em excesso é prejudicial ao ser humano. Por esse motivo às pessoas que optarem por participar do Carnaval devem fazê-lo no intuito de se divertir, mas com moderação.
Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006)
0 comentários:
Postar um comentário