Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita

Em Lion na França, na Rua Sala 76, nasceu a 3 de Outubro de 1804, uma criança  que recebeu o nome  de Hippolyte  Léon  Denizard  Rivail.
Fez seus primeiros estudos  em Lion e depois foi para Yverdun  na Suiça, estudar no Instituto do célebre professor  Pestalozzi. Essa escola  era muito conhecida  pelo método do ensino raciocinado, isto é, a formulação de perguntas  e respectivas  respostas, usando o raciocínio  na descoberta da verdade. 

Hippolyte concluiu seus estudos, regressou à Paris e resolveu aplicar o que tinha aprendido. Editou vários livros didáticos conseguindo uma grande reforma no ensino da França. 
Casou-se com a professora Amélie Gabrielle Boudet, uma pessoa culta, inteligente, autora também de vários livros didáticos. 
Em 1854 através de um amigo, o Sr. Fortier, Hippolyte ouviu falar pela primeira vez nos fenômenos das " mesas girantes". No ano seguinte assistiu uma reunião onde os fenômenos  aconteciam, na presença do Sr. Fortier e da Senhora Plainemaison. A partir dessa data resolveu estudar com interesse  e cautela o assunto.

Depois de muito estudar e observar, reconheceu que eram manifestações  inteligentes  que se comunicavam e que eram mensagens de pessoas que deixaram a terra. 
Recebendo depois  dos senhores Carlotti, René Taillandier, Tiodeman Manthese, Sardou ( pai e filho) e Didier editor, cinquenta cadernos  de comunicações  diversas, Hippolyte  se dedica  a tarefa da codificação  da Doutrina Espírita. Todos os ensinamentos  foram fornecidos  pelos espíritos.

Em virtude de suas numerosas  produções didáticas, Hippolyte resolveu adotar um pseudônimo , para não prejudicar o êxito do empreendimento, isto é, a edição de " O livro dos Espíritos". 
Uma noite seu espírito protetor, Zéfiro, lhe deu por um médium, uma comunicação pessoal, em que lhe dizia entre outras coisas, tê-lo conhecido numa existência precedente ao tempo dos Druidas, quando junto viviam nas Gálias, e que ele Rivail, então se chamava Allan  Kardec.

Em 18 de abril de 1857 aparece à venda nas livrarias" O Livro dos Espíritos" com o pseudônimo de Allan Kardec.  Em 1 de abril de 1858 fundou a primeira Sociedade Espírita com o nome de " Sociedade  Parisiense de Estudos Espíritas" com a finalidade de estudo. 
Em 1858 também lançou a Revista Espírita, e depois sucessivamente os livros " O que é o Espiritismo" ( 1859), " O Livro dos Médiuns" (1861), "O Evangelho segundo o Espiritismo"(1864), "O Céu e o Inferno"( 1865), e a "Gênese" (1868). 
Allan Kardec , como ficou conhecido, veio a desencarnar  em 31 de Março de 1869. em 1890 foi publicado o Livro " Obras Póstumas".
O Codificador criou o nome da nova Doutrina de "Espiritismo" ou " Doutrina Espírita" e os seguidores seriam chamados Espíritas ou Espiritistas. 

             Essa mensagem  é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006)

0 comentários:

Postar um comentário