Natal

Deitado na simplicidade  da manjedoura 
O menino JESUS a todos observava, 
Primeiro vieram os amigos Animais 
Festejar o Messias, que os amava. 
Em seguida, chegaram os Pastores 
Homens simples, que ali presentes,
Ofereciam seu amor ao menino 
Porque de bens materiais, eram ausentes. 
Logo após, vindo de longe se apresentaram
Os Reis Balthazar, Melchior e Gaspar, 
Carregando muito ouro, incenso e mirra
Que ao novo rei vinham presentear. 
JESUS  menino os olha com brandura 
E sorri da ingenuidade  dos irmãos, 
Para ele, nada daquilo era necessário
Só o amor, a união, toca o coração. 

O Espírito de  Luz, sabe da sua missão 
De esclarecer  os homens pobres e ricos, 
Procurar confortar os necessitados 
Aqueles que na vida, são ausentes de risos. 
Essa era sua finalidade terrena 
De ajudar, amparar e esclarecer, 
E tornar a vida dos irmãos, mais feliz
Ensinando-lhes  as Leis morais, a viver.

Esta poesia é  integrante do Livro O Vôo do Condor ( 2004)

PAZ

Que o Ano de 2012 nos traga a PAZ !

Que a nossa reforma  íntima seja concretizada,  e que possamos  ser menos egoístas.
Que o nosso coração  se abra mais, para  o verdadeiro amor fraterno e para a Caridade.

Que possamos ser mais irmãos e amar o próximo como JESUS nos ensinou.
Que a nossa luz interna seja efetivamente  acesa, espalhando  paz ao nosso redor. 

Que ajudemos a matar a fome e a sede dos nossos irmãos  carentes. 
Que estendamos as nossas mãos para levantar os caídos do caminho. 

Que possamos ter a paciência necessária para escutar os problemas dos amigos. 
Que nossos olhos só possam ver as qualidades dos irmãos e não visualizar os defeitos. 

Que dos nossos lábios as palavras  proferidas,  sejam sempre construtivas. 
Que o nosso sorriso, possa ser um meio de alegrar quem está triste.

Que JESUS  nosso  irmão maior, seja sempre o exemplo em todo nosso caminhar. 

Que o amor durante todo esse ano, reine em nossa mente e em nosso coração. 
Assim seja.

Esta mensagem é integrante doLivro Mensagens Elucidativas( 2006)

NATAL

As nossas  esperanças são renovadas  ao aproximar-se o início de mais um ano. Pensamos sempre, que o ano seguinte será melhor do que o ano que passou e assim a Esperança no nosso coração  renasce, em um dia vermos a verdadeira fraternidade  estar presente  em todas as pessoas. 
Final de ano é  época de reflexão, de meditarmos  no que fizemos  de errado e tentarmos  fazer de nossas vidas, um mundo de paz e harmonia,   durante a nossa passagem pelo planeta Terra, e semear o bem  em qualquer lugar que estejamos, em qualquer ambiente. 
Podemos, se quisermos, modificar as pessoas ao nosso redor, somente pelos exemplos dados através da nossa conduta , da nossa maneira  de nos conduzir na sociedade e também  em relação aos nossos familiares. A delicadeza dentro do lar é muito importante, para que haja um verdadeiro equilibrio e muita paz. 

Muitas pessoas primam pela doçura, pela meiguice, quando estão em ambientes festivos, entre estranhos ou mesmo entre amigos, mas com a família  mudam completamente  seu modo de proceder e se transformam  em pessoas irritadiças  e nervosas,  sem a menor paciência   para promover a verdadeira paz. 
Vamos procurar fazer uma auto análise da maneira que nos conduzimos e como tratamos as pessoas ao nosso redor, e temos a certeza  que a  Esperança  em dias melhores  serão concretizadas, pois tudo  depende de nós mesmos. 
Amor, paciência, fraternidade com todos e principalmente  lembrar  do nosso Mestre Jesus quando Ele diz: " Ama ao teu próximo como a ti mesmo". Com essas palavras JESUS quis nos mostrar  que seguindo esses ensinamentos  a  Esperança  no amor  verdadeiro,  renascerá  no coração de todos nós.

Feliz  Ano  2012  meus irmãos, e muita paz e luz para todos. 

Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006) 









Meditemos

Nessa data,  que comemoramos o nascimento do nosso irmão JESUS, nos alegramos com o clima de festa que paira sobre o mês de Dezembro, pelo repicar dos sinos,pelas alegres músicas natalinas, e todos nós, sentimo-nos mais sensibilizados, mais propensos à doação, seja na parte material como na espiritual. 
Mas, essa felicidade, essa alegria são abreviadas, quando assistimos pela televisão e lemos nos jornais o desespero  em que se encontram nossos irmãos  de outras terras, quando lemos  que mães desesperadas  estão em busca dos seus filhos, lares são destruidos, por mentes deturpadas que alteram  o equilibrio e a paz que antes existia. 
Como nos sentirmos  plenamente felizes, se ainda assistimos diariamente, irmão tirar a vida de outro irmão, quando a violência, o desamor imperam na face da terra, quando vemos irmãos nossos passarem fome, quando vemos familias vivendo embaixo dos viadutos, quando vemos crianças andarem na madrugada  sem teto, cheirando cola e outras drogas,para esquecerem assim sua condição de alguém esquecido pela Sociedade, sem família, sufocando  sua revolta, e procurando através do mundo alucinógeno ficar fora  da realidade cruel. 

Como nos sentirmos plenamente felizes, se ainda assistimos mães  que tiram a vida de seus filhos, em nome de manter, às vezes, a aparência  para uma sociedade  que vive de vaidade e desamor.  Como nos sentirmos plenamente felizes, se vemos filhos colocando seus pais  em asilos com a desculpa  de não poder  mantê-los, e relegando-os ao  esquecimento, sem lembrar que se não podem mantê-los é até compreensivel, mas a visita semanal é indispensável,para tornar os seres  que lhes deram a vida mais confortados com a ausência do lar. 
Procuremos meus irmãos, meditarmos em tudo que está acontecendo  com o nosso planeta Terra e com seus habitantes. Para revertermos  esse quadro que agora vemos, depende unicamente  de cada um de nós, do nosso esforço em domar os maus sentimentos e ir em busca de uma melhora interior. Precisamos  ser mais benevolentes  com o nosso próximo, mais fraternos, e assim querendo realmente, poderemos  transformar  a atual situação. 

Oh Jesus, nosso irmão, nosso amigo e Mestre, nós Te pedimos, que estendas  tuas benções  sobre todas as pessoas marginalizadas  dessa vida, por todos os irmãos que sofrem no nosso Brasil  e em outros Países, pois somos todos uma grande família  universal.  Que a Espiritualidade nos ajude a todos, e traga um pouco de paz  para aqueles  que se sentem desesperançados  e sofridos. Que a paz, o conforto, e o amor do Mestre estejam entre nós e essas irradiações  alcancem  os nossos irmãos , beneficiando  os mais necessitados. assim seja. 
Essa mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006)

Natal

Aquele era um dia diferente, era o dia do nascimento de JESUS !

Um espírito apareceu sob a forma luminosa de uma estrela, brilhando no firmamento, anunciando a sua vinda ao Planeta Terra. Chegava o Messias prometido, aquele que vinha com a missão de ajudar seus irmãos, livrando-os do sofrimento, da opressão, como falavam os Profetas.

E o Rei  nascia em Belém, numa simples manjedoura junto aos animais, demonstrando desde a sua chegada a humildade  que iria sempre exemplificar. Os homens rudes  daquela época esperavam um Rei que os ajudasse a combater o Império Romano, dominador, ao qual estavam submetidos.
Esperavam um Rei libertador, que lutaria junto a eles, pela reconquista de suas terras, e que assumisse o poder para libertá-los da escravidão.

No entanto, com o tempo foram aprendendo, que a ajuda que Jesus viera dar a seus irmãos, não era como esperavam. Ele, Jesus de Nazaré, como os romanos o chamavam, viera da Espiritualidade com a missão de implantar  o amor no coração dos homens, a humildade, e a fraternidade. Através dos seus exemplos durante sua passagem tão rápida entre nós, apenas 33 anos, JESUS deixou ensinamentos  que os séculos não conseguiram destruir. 
Nessa data, em pleno século XXI, queremos homenagear o seu nascimento, reafirmando que continuamos a nos esforçar, para seguirmos os exemplos que Ele deixou para nós. 

Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens  Elucidativas (2006)

Feliz Natal para todos os leitores e que o ano de 2012 seja de paz. 


Aproxima-se o Natal

Natal é tempo de meditação, é tempo de renascer para o amor, para o caminho da Luz. Esquecer de tudo que é ruim, de coisas inúteis e seguir em frente, sempre pensando  no amanhã feliz, seguindo os ensinamentos de Jesus.

Nessa data tão importante meu irmão, que é a vinda do Mestre  ao nosso Planeta, deves parar um pouco e refletir: O que fizeste da tua vida até agora? Ajudaste a alguém ?
Quantas vezes procuras fugir  da ajuda necessária  só por comodismo. Quantas vezes nas ruas, alguém te olha querendo um sorriso, uma palavra amiga e te omites por não teres tempo.

Deus, nosso Pai, nos deu esse corpo, essa vestimenta, para servir  de instrumento  em beneficio  dos outros  e de nós mesmos. Ele nos deu  mãos  para ajudarmos, nos deu pés para caminharmos até os necessitados nos asilos, nos hospitais, a visitar os doentes.
Ele nos deu a voz,  para falarmos palavras doces de amor e de paz, levando ao irmão carente e sofredor o nosso consolo amigo. Os nossos ouvidos, Ele nos deu para escutarmos os desabafos  daqueles que estão angustiados, sem terem uma companhia , sem ninguém para poder conversarem.

Meus irmãos, quantos beneficios nosso Pai nos dá: A natureza , as flores, os frutos, o ar que respiramos e tantas coisas mais.
Vamos refletir em tudo isso, nessa época  que comemoramos  a vinda do nosso irmão JESUS  CRISTO, que com seu infinito Amor,nos deixou tantos ensinamentos , tantos exemplos, para que compreendêssemos melhor a nossa finalidade aqui na Terra.

Muitas pessoas nessa época de festa, só pensam em presentes, alimentação farta  e não lembram da razão principal da comemoração, que é o de homenagear  o aniversariante que é JESUS.
O nosso melhor presente, oferecido ao Mestre, é a nossa reforma  interior, é sermos amigos, verdadeiramente  irmãos, amando uns aos outros.
Procuremos pensar  em tudo isso meus irmãos, esse é o melhor presente  que podemos oferecer a JESUS. 

Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas( 2006)

JESUS

É  Natal  !   Data de amor e luz
É  Natal !    Nasceu o Menino Jesus 

Todos o olhavam admirados e surpresos. Que espécie de Rei é esse? Nasceu numa manjedoura junto com esses animais? Era a pergunta que todos faziam e não encontravam  respostas que os deixassem  satisfeitos. 
Eram  acostumados a ver o Rei como o símbolo do poder, da vaidade, da luxúria. Sempre tinham ouvido falar das grandes e extensas terras que os Reis possuíam, e este Rei tão simples o que poderia dar aos seus súditos? O que poderia ensinar? 
E os anos foram passando, passando...
Certo dia, começaram a falar uns com os outros, que um homem havia, de fala mansa e de grande bondade no olhar, que caminhava  pela Galiléia, distribuindo com os sofredores a palavra meiga que conforta, e que de seus lábios  ensinamentos  eran dados, mostrando que o amor verdadeiro seria o dar-se, sem esperar nada em troca.
Esse homem era chamado "o Filho do Homem", e esclarecia  que todos  eram seus irmãos, independente de serem ricos ou pobres, feios ou bonitos, de serem jovens ou velhos, ou da diferença de raça. 
Explicando o que era o Amor, Ele com sua infinita  misericórdia, em nome do Pai, tocava nas feridas e estas secavam, os paralíticos  andavam e todos ao ouvi-lo , ao estarem na sua presença se sentiam  envolvidos de um grande  bem estar e alegria incontida. 
Depois de certo tempo, eles entenderam  a missão daquele Rei. Ele veio a fim de restaurar a paz na terra, de ver o Amor  resplandecer  nos olhos daqueles onde a fé tinha se apagado. Ele veio trazer a Esperança no coração  daqueles que sentiam um vazio dentro de si e não sabiam como preenche-lo. 
Depois da vinda desse Rei, a humanidade se tornou melhor, porque através dos ensinamentos que Ele deixou, aqueles que quiserem  e o sentirem dentro de si, não estarão mais sozinhos, pois só Ele é o Caminho , é a Verdade ,é a Vida. 

Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006)







Resgate

Um tiro certeiro atingira-lhe o peito
E a jovem viu-se prostada ao chão,
O sangue escorria e o alvoroço foi grande 
Todos querendo ajudar naquela situação. 

Fechou os olhos e mesmo sem entender 
Viu seu corpo estendido na fria calçada,
Pessoas olhavam  contristadas e falavam
Tão jovem, era tão feliz e tão amada. 

Assistiu a rápida chegada da ambulância 
Que levou seu corpo, o qual acompanhou,
Entraram num hospital e rapidamente 
Um médico examinou: Está morta, constatou.

Procurava falar, mas ninguém lhe ouvia
Ela estava viva, pois tudo assistia,
As pessoas passavam, não davam atenção
Ajuda  de alguém é o que mais queria. 

Pediu: Oh Maria  de Nazaré me ajude 
Estou por demais desorientada,
Dizem que morri e sinto-me viva 
Que fazer mnha Mãe adorada? 

Um jovem com vestimenta de médico 
Nesse instante junto a ela apareceu, 
Olhou-a com amor e brandura, e exclamou:
Vem filha, retorna ao lugar que é seu. 

Uma sonolência  repentina a invadiu 
E ajudada pelo Espírito  Mensageiro,
Foi conduzida a um grande hospital 
E imensa paz tomou-a  por inteiro. 

A jovem ao acordar, após muitos meses 
Foi esclarecida  por espíritos  bons,
Que explicaram  sua atual  situação 
Deixando seus orgãos  perispirituais sãos.

Que saudade sentia da família
E dos amigos que na Terra  deixara, 
Mas procuraria  seguir os ensinamentos 
E restabelecer o equilíbrio  que perdera. 

Foi estudar, pois desejava aprender 
O sentido da vida, da Reencarnação, 
Buscou conhecimentos  e após um tempo 
Foi lhe dada a resposta, com exatidão. 

Passado certo tempo tomou conhecimento 
Das suas vidas anteriores, o que acontecera, 
Que lhe esclareceu a causa, por que razão 
Partira da Terra  daquela maneira.

Entendeu o valor do Resgate, do qual ninguém se furta 
E que todos os seres terão que passar, 
Saldando dívidas, acertos, ajustando contas 
Em diversas etapas, antes de à Pátria voltar. 

Achou  justo ter desencarnado tão cedo 
E resolveu procurar ajudar outros irmãos,
Orientando, protegendo, intuindo, ensinando
O valor do Resgate, da Justiça, da Reparação.  

Esta poesia é integrante do Livro O vôo do Condor ( 2004)











Reencarnação

Chegara à Terra com a finalidade 
De espalhar o bem ao seu redor,
Devia ajudar os mais necessitados
Aqueles que só conheciam o fel, a dor. 


Para isso, estudaria Medicina 
Melhor serviria assim aos seus irmãos, 
E deveria estar sempre disponível
Oferecendo seu conhecimento e o coração. 


Os anos se passaram e após formado
Começou com ansiedade a clinicar, 
Sendo procurado por gente importante 
Que até em seu lar,vinha lhe buscar. 


O dinheiro entrava em larga escala 
E a ascenção social, ele ambicionava,
As mulheres buscavam-lhe a companhia 
Seu porte belo e feliz, impressionava. 


Assim a vaidade  foi se apoderando 
Daquele espírito de tanta cultura,
Mas que esquecia as Leis Morais
Tão importante para toda a criatura. 


Aos pobres não tinha como se dedicar
Pois seu tempo  estava todo ocupado, 
Procurava acalmar a consciência
Mais a frente, ajudaria o necessitado. 


Um dia parado em uma esquina 
Dentro de um belo automóvel, ano zero
Um tiro recebeu de um malfeitor 
Que pôs fim a sua vida  num segundo. 


Muito sofreu e vagou aqui na Terra 
Até que um dia, alguém teve compaixão,
Um samaritano recolheu aquele espírito
Que era um trapo, só dor e exaustão. 


De volta à  Espiritualidade, lhe perguntaram:
O que fizeste do " teu tempo" lá na Terra?
Baixou a cabeça e lágrimas molharam a face
Daquele ser que tudo há muito esquecera.


Outra oportunidade lhe seria dada 
De retornar novamente ao planeta,
E escolher talvez outra profissão 
A fim de resgatar e ampliar sua meta.


Essa é a finalidade da Reencarnação 
Que Deus na sua infinita bondade,
Com justiça, concede a todos os seus filhos
Sempre lhes dando novas oportunidades. 


Esta poesia é integrante do Livro O vôo do Condor ( 2004)

Que País é esse?

Que País é esse minha gente
Que tão rico e tão farto dizem ser, 
De grandes extensões de mata virgem 
Fauna e flora que só "ele" pode ter. 


Enquanto seus filhos, sem emprego 
Vêem seus familiares passarem fome,
O povo analfabeto e sem esperança
Clama ao céu para ter direito a um nome. 


Povo humilhado, explorado, espezinhado
Burro de carga com arreios e cangalha,
Serve ao estrangeiro, entrega o que é seu
E vive sufocado, dentro de uma grande muralha. 

De que vale possuir e não usufruir
De que vale ter comida, sem comer,
De que vale ter hospital,sem médicos
De que vale ter escolas,sem o saber. 


Que País é esse minha gente!
Onde a diferença social é uma chaga, 
Separa, discrimina e rebaixa 
O ser humano, que por revolta, mata. 


A violência  meus irmãos, tem solução
Criem trabalho, saúde e educação,
Fartura de comida, amor e habitação
Aí está do problema, a resolução. 


Até quando este povo suportará 
Os governantes corruptos e desleais,
E procurará reagir com valentia 
Buscando melhorar, e atingir  seus ideais.


Avante irmãos, a hora é decisiva 
O tempo é chegado,é hora de contestação,
Façam valer seus direitos e exijam
Sempre no Diálogo,na Lei, na União. 


Amo esse País e tudo que ele encerra
Suas matas, seus mares, céu azul de anil, 
Sua fé, e acredito que um dia , com certeza
Haverá um País para seus filhos, seu nome: Brasil


Esta poesia é integrante do Livro O Vôo do Condor ( 2004)

Proteção

Caminhas tão triste e solitário, meu irmão
Julgas que não tens amigos, estás sozinho,
E não percebes que junto a ti alguém existe 
Que diariamente insiste a te chamar com carinho. 


No entanto,vives num turbilhão
De festins,prazeres e orgias, 
E cada vez mais te afundas no lodo 
Recusando a ajuda que querias. 


Inconsequente talvez,às vezes penso 
Que não refletes em nenhum instante,
Que és alguém, és um filho de Deus 
E sendo filho tens um Pai sempre presente. 


Para e pensa no Pai benevolente e amado
Que te deu a vida e tudo que tens, 
E procura irmão oferecer teu trabalho, a caridade 
Em favor daqueles que a ti vêm. 


Irmão deixa essa vida tão agitada
Acalma e sossega o teu coração,
Que novos dias virão com alegria 
Preencher tua vida de ternura e afeição.


Esta poesia é integrante do Livro O Vôo do Condor ( 2004)

Perguntei ao meu Anjo

Um dia perguntei ao meu Anjo
Por que existem crianças pelas ruas,
Tanto sofrimento e tão inocentes 
Seria justo passarem fome, estarem nuas? 

E Ele intuitivamente  me respondeu:
Filha, da Justiça Divina não se duvida,
Essas crianças são espíritos antigos 
E todos têm o livre arbítrio  em suas vidas. 


Há a Lei da Causa e Efeito, com certeza 
E podemos caso a caso esclarecer, 
Portanto cada ser, individual, tem que lutar
Para moral e espiritualmente  crescer. 


Cada espírito lutando com dificuldades
Fortalece o ser em cada encarnação,
E pouco a pouco o homem endurecido
Sente mais leve e puro o coração. 


Portanto, sei que tens piedade dos irmãos 
E deves ajudá-los no que puderes,
Mas eles também terão que fazer sua parte
De terem forças e lutar para crescerem. 


Esta poesia é integrante do Livro O Vôo  do Condor (2004)

Reunião Espírita

É muito importante para os Médiuns e a Assistência a conscientização do que se passa numa Reunião Espírita. Muitas pessoas desconhecem os trabalhos que os Amigos Espirituais  realizam antes do início da reunião, procurando preparar o ambiente para os trabalhos que serão realizados naquele dia e que já foram anteriormente programados. 
Muitas vezes a reunião só se inicia às 19,30 horas e à tarde eles já estão chegando no Centro trazendo aparelhos  necessários e providenciando  para que o beneficio,  a caridade, a cura se estenda a grande número de pessoas, tanto encarnadas como desencarnadas. 
Ás vezes os Trabalhadores Espirituais  na chegada dos Médiuns e Assistência, aplicam um passe coletivo a fim de acalmar  os presentes  e conseguir que o ambiente  continue calmo, propício  para os trabalhos. Mesmo os desencarnados  menos esclarecidos que serão atendidos naquele dia são selecionados para que tudo transcorra  dentro da paz e da segurança necessária. 
Durante a reunião muitos aparelhos  são utilizados, muitos remédios são aplicados nas pessoas doentes e muito ectoplasma  é retirado dos médiuns  e assistência para serem levados aos Postos  de Socorro  e aos Hospitais  Espirituais  para ajudarem a recompor o perispirito dos irmaõs que necessitarem. 

Temos que ter o cuidado de colaborarmos com esse trabalho de amor procurando disciplinar o nosso horário da chegada ao Centro, procurar não faltar às reuniões pois a assiduidade  é de grande importância e todos são necessários para que a equipe trabalhe como deve.
Cada médium tem um dom desenvolvido, mais aflorado, e todos são aproveitados nessa grande obra para ajudar o próximo. As duas horas de reunião devem ser de completa doação, e temos que seguramente ajudar o próximo sem vacilações. 
Muitas vezes o trabalho espiritual é prejudicado pela falta de concentração de algum médium que fica dispersivo, sem lembrar do quanto é necessário o seu pensamento de amor, sua vontade de trabalhar. 
Também é bom lembrar do cuidado na  alimentação nesse dia, para não cometer excessos. Um trabalho espiritual pode ser prejudicado pelos visitantes da casa, dirigentes ou médiuns invigilantes que fornecem fluidos pesados do fumo, da bebida aos irmãos desencarnados  que ali estão. 
Se cada encarnado, médium ou assistente, colocar na sua mente e no seu coração  o ensinamento maior do Nosso Mestre Jesus, que é o amor ao próximo  juntamente com a responsabilidade  que temos de ter uns com os outros, os trabalhos na Casa Espírita certamente se multiplicarão. 

Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006) 












O Livro dos Espíritos

Na França, em Paris,no dia 18 de abril de 1857, foi lançado " Le Livre des Esprits" contendo os ensinos dados por Espíritos Superiores. 
A publicação contém os princípios  da Doutrina Espírita, codificada  por Allam Kardec. O Livro dos Espíritos possui quatro partes. A primeira  trata" Das causas Primárias", a segunda " Do mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos", a terceira " Das Leis Morais", e a quarta " Das Esperanças e Consolações". 

Quando lemos esse livro e tomamos conhecimento da realidade espiritual, compreendemos  melhor tudo e todos a nossa volta. Entendemos as nossas imperfeições e a dos nossos semelhantes  e vemos o mundo de maneira diferente  do que víamos antes. 
Compreendemos a necessidade de estarmos sempre com bons pensamentos, a fim de atrairmos sintonia com espiritos de luz , já esclarecidos, que nos intuem atitudes coerentes e nos auxiliam na nossa reforma interior. 
Os Espíritos também nos orientam  no sentido de ajudar o nosso próximo de alguma maneira, lembrando as palavras do Mestre Jesus qando disse: " Ama a teu próximo como a ti mesmo".

Á medida que nos esclarecemos sobre as dúvidas " de onde viemos", "quem somos", e "para onde vamos",encontramos  um equilibrio interior  muito grande. 
Os problemas do dia a dia, as dificuldades que, às vezes, surgem na nossa vida, encaramos tudo de uma maneira serena e paciente, porque sabemos que são meios para nosso crescimento espiritual. 
Nada consegue abalar a nossa Fé em  Deus pois ela está alicerçada  no estudo, na Fé raciocinada, que não nos deixa dúvidas sobre nossa estada terrena e nosso destino de espíritos imortais  em crescente evolução. 
Desta forma, temos que sempre lembrar de Allam Kardec  com gratidão por ter codificado a Doutrina Espírita, e assim ter passado para a posteridade esses ensinamentos que nos trazem tanta paz. 

Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006) 







 




Tempo de Despertar

Vindo de sucessivas vidas reencarnar no Planeta Terra
Vivenciei guerras, crueldades e tormentos sem igual, 
Em existências no fausto, na vaidade, na paixão, no desamor
Alimentei vícios: Egoísta, prepotente, farsante e artficial. 

Em algumas vidas, vivi como marginal, sem amor e paz
Vivenciei o vazio dos sem amor, da carência, do frio e da fome,
Buscava encontrar uma luz em meu caminho, mas não conseguia 
Era um infeliz, sem teto, sem trabalho, sem pais, sem nome. 

E assim o tempo correu célere, nem me dei conta dos anos passados 
O desânimo se apossou de mim e da vida nada mais esperava, 
Um belo dia de Sol, alguém apareceu, me estendeu a mão e falou:
Irmão estás cansado de sofrer, chega, e com meiguice me amparava

Deixei-me levar pela voz suave e acolhedora,segui com o ser de luz
Jamais imaginei que um lugar de tanta paz e tão belo havia,
Fui acolhido como irmão, com apreço,e nem sabiam meu nome 
Relaxei naquele lar, onde descansei, orei e só amor ali existia. 

Assim o tempo foi passando, trabalhando e me esforçando
Consegui evoluir espiritualmente, e prometi ajudar outros irmãos,
Que estavam na mesma situação que eu já tinha vivenciado
Deveria ir ao encontro deles e humildemente, dar-lhes as mãos.

Oh quanta alegria penetrou no meu peito, a Luz da Compreensão!
De entender que, temos que olhar uns pelos outros, é nossa Missão, 
Espalhar as sementes do amor e fraternidade, em todos os mundos 
Implantando paz, amor, benevolência e serenidade no coração.

Esta poesia é integrante do Livro Alumiar ( 2010)





















Se Sentires Amor

Mesmo entre problemas e dissabores 
Saberás caminhar enfrentando obstáculos,
Com Coragem, com Fé e Esperança
Se no teu coração sentires Amor. 

O mundo parece-te hostil e inseguro 
Com suas mazelas e imperfeições,
Encontrarás uma luz nessa tormenta 
Se no teu coração sentires  Amor.

Aos teus irmãos de caminho esclarece 
Levando a palavra que dignifica,
Poderás querendo transformar o mundo 
Se no teu coração sentires Amor.

Amor é perdoar, esclarecer, se doar 
Em favor do próximo, sem medidas, 
É um Sol de energia irradiando Luz 
A todas as pessoas tão queridas. 

Se no teu coração sentires Amor...

Esta poesia é integrante do Livro O Vôo do Condor( 2004)

Seu nome é Caridade

Ela vai de encontro ao sofredor 
Dá-lhe conforto, ameniza sua dor, 
Procura saciar-lhe o frio, a fome 
E lhe dá carinho em nome do amor.

Ela  ergue os fracos e oprimidos 
Dando-lhes  Esperança no dia de amanhã, 
Lembrando-lhes  que há Deus, que tudo vê
E que não desampara  quem nele crê.

Ela sofre, junto à Mãe que vê seu filho
A chorar com fome pedindo-lhe pão, 
E procura socorrer com o necessário 
Para amenizar aquela situação. 

Seu nome belo e simples, é Caridade 
Que tudo vê e faz pelo irmão, 
Não olhando cor, sexo, religião 
A todos oferecendo o coração. 

Esta poesia é integrante do Livro O Vôo do Condor ( 2004)






Trabalha e Segue

Espalha o bem em toda parte
Não guarde mágoas nem rancores,
A vida é curta e passa rápido
Trabalha e segue, amenizando dores.
Estamos na Terra com a finalidade
De testarmos nosso aprendizado, 
E através do amor e do perdão 
Ajudarmos  sempre o irmão amado. 

As dores podemos suportá-las 
Muito mais que nós, sofreu o Mestre, 
Numa cruz pelo nosso bem foi crucificado
Foi um dos exemplos, Jesus, que nos deste. 

As alegrias são fases reconfortantes
Para descansarmos do viver errante, 
E retemperar forças para seguir adiante 
Sempre pensando em ser melhor que antes. 

Por isso irmão, novamente lembro-te:
Espalha o bem em toda parte 
Não guarde mágoas nem rancores, 
A vida é curta e passa rápido 
Trabalha e segue, amenizando dores. 

Esta poesia é integrante do Livro O Vôo do Condor ( 2004) 











Perfeição

Temos o velho hábito de idealizarmos 
As pessoas que amamos como ídolos,
Perfeitos e belos em todos os sentidos 
Isentos de vícios, maldades e defeitos.

No decorrer dos anos vivenciados
Quando despertamos para a realidade, 
Percebemos que " somos todos iguais"
Todos erramos, essa é a grande verdade. 

Por melhor que queiramos ser
Em nós residem ainda latentes, 
Vícios, imperfeições a serem combatidas 
Em busca da perfeição crescente. 

Por isso não podemos nos magoar 
Com os irmãos que julgávamos perfeitos, 
E que de súbito nos decepcionaram 
Tornando-nos tristes, "um ídolo desfeito".

Devemos perdoar e dar-nos as mãos
E juntos caminharmos nessa estrada, 
De fraternidade, de amor, de união
Elevando a mente, não é preciso mais nada. 

A caminhada para a aspirada perfeição 
É muito lenta e cheia de percalços,
E unindo as mãos a todos os irmãos
Seguiremos mais felizes entre risos e abraços. 

Esta poesia é integrante do Livro O vôo do Condor ( 2004) 






























Perdão

Perdoa irmão 
Sossega teu coração e tua mente,
Esquece as mágoas, os ressentimentos
E caminha sempre em frente. 
 
Quantas  vidas já vivemos...
Quantos erros cometemos ...
Quantos  fizemos sofrer...

Perdoa irmão 
Recomeça sem rancor,
Espalha o bem e o amor 
Sem ilusão e sem dor.

Jesus nos deu o exemplo 
De uma vida plena de amor, 
Pois mesmo crucificado
A todos os irmãos perdoou.

Esta poesia é integrante do Livro O vôo do Condor ( 2004 )






Depende de Nós

Atualmente nas grandes cidades, sentimos as pessoas, na sua maioria, estressadas, irritadas com as outras. Notamos uma certa impaciência geral nos relacionamentos e também consigo mesmo. 
Talvez seja a violência crescente que assola  os grandes centros, deixando as pessoas inseguras e sem tranquilidade. 
Nos jornais, na TV, vemos diariamente casos escabrosos que chocam a Sociedade e as vezes ficamos a cogitar: Será que ainda há jeito de reverter esse quadro no atual estágio que se apresenta? 
 Acredito que sim  meus irmãos. Para começar,  a mídia deveria mostrar mais ações voltadas para o bem. Incentivar cada vez mais a importância  do " Voluntário", ajudando sua comunidade, e assim seria formada , podemos dizer,uma corrente do bem auxiliando uns aos outros.

Sabemos que a violência  não vem somente da desigualdade social.Ela tem origens mais profundas, pois sabemos que a desestruturação da família é um dos fatores que levam a isso. A orientação dos responsáveis com seus filhos foram com o   passar do tempo, negligenciados , deixados de lado.
Poucos  são os pais que costumam manter diálogos com seus filhos, orientando e lhes explicando até onde vai o direito de cada um. Isso é importante, pois todo ser que vive em Sociedade tem seus direitos e deveres e devem ser respeitados.
Muitos pais , por trabalharem fora, no afã de terem realizações  materiais cada vez maiores, em alta escala, deixam de lado a parte mais importante  da sua missão, que é orientar seus filhos para serem  no futuro homens de bem. Acreditam que tudo lhes é permitido  e não lhes dão limites e o que vemos é quando adultos, tornam-se irresponsáveis e acham-se no direito de verem satisfeitos todas as suas vontades.

Também é necessário que as pessoas se conscientizem do respeito que devemos ter com nosso próximo. As Leis Morais nunca devem ser esquecidas , elas são o suporte , digamos a base, para uma vida reta, de equilibrio e consequentemente  de paz. 
Essa é a realidade , que gera a violência, o desamor, a falta de respeito com os mais velhos, que impera. Se quisermos e pensarmos  um pouco mais, conseguiremos,  se não acabar, mas pelo menos minorar toda a situação que ora vivenciamos. 
As mudanças dependem muito de nós mesmos.Vamos pensar nisso? 

Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006)