Muitas pessoas alegando não poderem cuidar dos " seus velhinhos" os colocam nos asilos relegando-os ao esquecimento.
Que bom seria, antes de decidirem por tal solução se procurassem outra alternativa, conservando seus idosos perto da família,como é direito deles, e procurassem tratá-los com respeito e amor.
Esquecidos pela Sociedade, os idosos possuem um manancial de conhecimentos adquiridos pelas experiências vivenciadas ao longo de muitos anos, e toda essa sabedoria os mais jovens devem procurar obter daqueles que tanto têm para ensinar.
O respeito ao idoso devemos ensinar aos nossos filhos desde pequeninos, para que eles cresçam sabendo dar valor aos cabelos brancos, daqueles que deram tanto de si a sua família e continuam dando, mesmo sem poderem contribuir materialmente.
Por isso meus irmãos, saibam dar o valor que eles merecem como pessoas sábias que são, e como parte da nossa família.
Se estiverem doentes, procurem ter a paciência necessária, porque muita paciência eles já tiveram com vocês.
Façamos por eles o que, quando jovens com tanto carinho e desprendimento, fizeram por nós, nos dando casa, comida, e atenção.
Lembremos que no momento devemos retribuir tudo isso e futuramente chegará nossa vez de esperarmos receber todo o amor dos nossos familiares.
Vamos refletir nisso tudo e procurarmos tratar cada vez melhor os nossos idosos? E como podemos torná-los ainda mais felizes?
Dialogando com eles, pedindo que falem sobre suas experiências de vida, pedindo conselhos, dando-lhes alguma ocupação útil dentro de casa, e assim estaremos proporcionando aos nossos idosos uma velhice mais feliz.
Vamos pensar nisso?
Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006)
0 comentários:
Postar um comentário