Sim, é o que foi comprovado por vários casos que temos conhecimento. A morte por suicídio do animal é uma prova que ele tem a consciência de sua existência e que sabe o que é vida e morte. Sabemos que o animal não têm só instinto, alguns já possuem uma inteligência limitada. Se houvesse nos animais só o instinto eles procurariam sempre os meios de subsistência e o que vemos é que, em alguns casos, eles procuram sua própria morte.
Já lemos em revistas, jornais, casos que chegaram ao nosso conhecimento, de animais que se suicidaram. Vejamos um deles, publicado na Revista Espírita:
O Morning-Post contou a história estranha de um cão que teria se suicidado. O animal pertencia a um homem de Fribury, perto de Rochester. O dono supunha que o animal tinha hidrofobia, e consequentemente o evitava e o mantinha longe da casa tanto quanto possível.
O animal parecia sentir muita tristeza por ser tratado desse modo, e durante alguns dias notou-se que estava com o humor sombrio e tristonho, mas sem mostrar ainda nenhum sintoma de raiva.
Um dia viu-se que deixara sua casinha e dirigira-se para a residência de um amigo íntimo de seu dono, em Upnor, onde recusaram acolhê-lo, o que lhe arrancou um grito lamentável.
Depois de ter esperado algum tempo diante da casa, sem ser admitido no seu interior, decidiu partir. Foi visto ir para o lado do rio, que passava alí perto, descer a margem com passo deliberado e depois, após ter retornado e produzido uma espécie de uivo de adeus, entrar no rio.
Ao reaparecer na superfície estava sem vida. Um grande número de pessoas testemunhou esse ato de suicidio. Esse fato prova claramente que o animal não era hidrófobo.
A história relatada no jornal não foi a primeira. Existiram outras notícias sobre cães fieis que tiveram morte voluntária por não suportarem viver longe de seus donos.
Já lemos vários casos de animais que, quando o dono morre, não aceitam mais alimento algum, ocasionando assim sua morte.
Outro dia vi uma reportagem na televisão que mostrava os cães abandonados pelos seus donos. Quando eram levados para a SUIPA, muitos deles se recusavam a se alimentar e ficavam numa tristeza tão grande que poderia levá-los à morte.
Visto tudo isso e inúmeros casos que temos conhecimento, creio que não há mais dúvida quanto à resposta para a pergunta formulada.
Esta mensagem é integrante do Livro Mensagens Elucidativas ( 2006)
0 comentários:
Postar um comentário